QUESTÕES A SEREM LEVADAS EM CONTA NA ELABORAÇÃO DE UMA RESENHA


Ana Maria Figueiredo Barbosa
Iraci del Nero da Costa



As questões abaixo deverão ser tomadas em conta no correr da resenha, vale dizer, no correr da exposição e qualificação da matéria tratada na obra. Não estamos em face, pois, de itens a serem levados em conta de modo estritamente seqüencial, direto e frio, mas de questões a serem abordadas em termos precisos, porém de maneira a garantir uma leitura agradável e esclarecedora. Lembre-se, ademais, que, além dos elementos informativos aqui arrolados, também se deve efetuar a apresentação sucinta do conteúdo da obra; com respeito a tal resumo recomenda-se a leitura do texto intitulado: Roteiro para resumir textos das áreas de história, sociologia e economia.

1. Conteúdo da obra resenhada
a. A exposição é clara, lógica, objetiva e consistente?
b. Há introdução que exponha claramente as idéias centrais e os objetivos da obra (livro)?
c. A conceituação e terminologia são precisas e rigorosas?
d.Qualidade dos exemplos e/ou aplicações: grau de generalidade e/ou especificidade. As aplicações práticas e/ou exercícios: são triviais? são desafiadores?
e. O estilo é formal, envolvente, adequado ao leitor visado?
f. Qualidade da tradução.
g. Qual o grau de profundidade relativa da obra (livro)?
h. Enfim, qual o grau de inteligibilidade da matéria tratada e da obra em geral?
i. Em que medida a obra contribui para o desenvolvimento da área de conhecimento na qual ela se insere.

2. Organização da obra resenhada
a. A matéria está bem distribuída e bem hierarquizada?
b. Discriminação das partes e/ou capítulos.
c. Apêndices, índices (de autores, de assuntos etc.)
d.Bibliografia: abrangência, atualidade, relevância, cobertura de problemas gerais e específicos, em português, em outros idiomas. Normas de citação são aceitáveis?
e. Tratamento visual: tabelas, ilustrações.
f. Tratamento gráfico em geral.

3. Confronto
a. Como a obra se compara a trabalhos similares? Em que tais trabalhos são superiores ou inferiores à obra em foco? Há leituras alternativas e/ou complementares?

4. Conclusão
a. Quais os pontos fortes e fracos da obra? Qual o balanço dos méritos e das falhas da obra?
b. A quem se recomenda a leitura da obra (livro)? Por quê?