ROTEIRO PARA RESUMIR TEXTOS DAS ÁREAS DE HISTÓRIA, SOCIOLOGIA E ECONOMIA


Ana Maria Figueiredo Barbosa
Iraci del Nero da Costa



A elaboração de um resumo exige, necessariamente, além da referência completa e precisa da obra, a abordagem, segundo a seqüência em que vão dispostos, de cada um dos grandes itens abaixo relacionados. Assim, com respeito ao conteúdo de um trabalho, mesmo se o autor não os houver explicitado, têm de ficar claramente identificados os seguintes elementos:


1. Idéias centrais do trabalho.

1.1. O objeto do estudo. Ou seja, deve-se indicar o tema central do trabalho, bem como os principais "subtemas" (tópicos) abordados.

1.2. A quem se refere o trabalho. Exige-se aqui a especificação do segmento social estudado. Qual o grupamento (econômico, social, político, religioso etc.) contemplado? Qual a cobertura do estudo? Ou seja, é considerada toda a população, ou o trabalho se refere a um segmento específico (gênero, faixas etárias, status social etc. etc.) dela? É estabelecido o cruzamento e/ou confronto de grupos distintos? Enfim, quem são as pessoas estudadas, quais são os grupos estudados?

1.3. Quando se deram os fatos estudados. Vale dizer, a que lapso temporal referem-se tais fatos?

1.4. Onde se deram os fatos. Ou seja, em que espaço e condições geográficas desenrolaram-se os acontecimentos estudados?

1.5. Em que contexto se deram os fatos. Considera-se aqui a necessidade de se verificar se o autor explicitou o contexto histórico no qual se encontram emoldurados os fatos estudados, e em que medida estabeleceu ele os liames entre estes últimos e o aludido pano de fundo histórico. Caso o autor não haja efetuado tal enquadramento e não tenha estabelecido essa inter-relação, devem-se esboçar, ainda que tentativamente, os elementos essenciais daquele enquadramento e dessas relações.

2. Fontes de dados e tratamento a eles emprestado.

2.1. Como o autor estudou os fatos. Devem ser esclarecidos, aqui, três pontos básicos. De uma parte, as fontes (elementos de ordem empírica) que serviram ao estabelecimento das análises apresentadas no trabalho. De outra, o instrumental analítico (elementos de ordem metodológica) utilizado pelo autor para efetuar as aludidas análises. Por fim, faz-se necessário indicar os elementos de ordem teórica nos quais se embasa a visão do autor. Note-se que o instrumental metodológico adotado está condicionado, tanto pelas características das fontes usadas, como pela natureza da perspectiva teórica esposada pelo autor.

3. Principais conclusões.

3.1. Quais os resultados alcançados. Devem ser sumariados os principais resultados estabelecidos no estudo com indicação de seu alcance e eventuais limitações.

4. Significância do estudo para o avanço da área.

4.1. Relevância do estudo efetuado. Pensa-se aqui em duas questões que se interpenetram. De um lado, deve-se atentar para as razões que, segundo o autor, justificam a escolha do tema de seu trabalho; de outro, tem-se de indicar, pormenorizadamente se possível, a relevância do estudo para o desenvolvimento da área de conhecimento na qual ele se insere.